Imagem: Getty Images
Nos próximos meses, o “Olimpo do futebol” passa a escolher os melhores jogadores da última temporada. Como você bem sabe, amante ou não desse esporte, a maior expectativa é descobrir qual atleta, na modalidade masculina, será agraciado com o título de melhor jogador do mundo.
Em virtude das últimas temporadas e do recente desempenho na UEFA Champions League, o clamor popular, sobretudo dos torcedores brasileiros, é que Vinicius Júnior barganhe o troféu. Justo! O camisa sete desequilibrou os adversários e ganhou com sobras, vestindo a camisa mais pesada entre clubes do futebol mundial, a “orelhuda” europeia.
Há quem tente dividir as conquistas do Real Madrid entre vários jogadores. Este jovem que vos escreve até entende a importância do coletivo e reconhece a participação de “Bellingham&Cia”. Porém, o futebol sempre exigiu a presença de um protagonista e, com a camisa merengue, Vini cumpriu esse papel dentro e fora de campo. Foi habilidoso e eficiente nas quatro linhas, mas ainda mais corajoso ao enfrentar ativamente a problemática do racismo.
No entanto, a escolha do melhor jogador do mundo deve levar em consideração também o rendimento dos atletas durante as competições que ocorrem entre as seleções (Copa América e Eurocopa). Com a amarelinha, nosso menino de ouro deslizou. Diante disso, é preciso pensar num plano B e este – na minha humilde e singela opinião – é Rodri.
O espanhol é um meia EXCEPCIONAL! O famoso joga de terno! É versátil e bastante inteligente. É um pilar no Manchester City de Guardiola com 11 títulos conquistados e titular absoluto da Seleção Espanhola (finalista da Eurocopa de 2024, desbancando Alemanha e França). Além disso, de acordo com a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), Rodri detém a marca de ser o jogador com a maior série invicta de jogos por um clube, com mais de 70 partidas sem conhecer o sabor de uma derrota com a camisa dos citzens.
O atleta de 28 anos, com todo respeito aos demais, tem sido o volante mais vistoso e interessante do futebol mundial. Por isso, se não for Vinicius, que seja Rodri.