A Espanha bateu a Inglaterra por 2×1 ontem, 14, e conquistou o título da UEFA Eurocopa 2024. Sem margens para contestação a seleção comandada por Luis de la Fuente passou por cima de grandes adversários, tanto na fase de grupos quanto no mata-mata. Foi a primeira colocada em um grupo que tinha a Itália, campeã da Euro em sua última edição, e a Croácia, terceira colocada na Copa do Mundo de 2022.
Não bastasse ter caído no “grupo da morte” classificando-se em 1° e ganhando todos os jogos, a “La Furia Roja” ainda pegaria grandes seleções até chegar na decisão contra a fortíssima seleção inglesa de Kane, Bellingham, Foden e Saka. Nas oitavas a grande surpresa dessa Euro, a Geórgia de Kvaratskhelia, mas zero surpresa, 4×1 com extrema dominância, imprimindo seu estilo de jogo do início ao fim.
Nas quartas, a anfitriã da casa, a Alemanha de Toni Kroos e companhia, dessa vez sem tanta facilidade somada a participação de uma intensa prorrogação onde as duas seleções criaram o suficiente para se classificar. Mas coube ao herói improvável, Mikel Merino marcar aos 119 minutos, praticamente no último lance, desbancar a dona da casa e levar a Espanha para uma semifinal de Euro pela 4ª vez nesse século.
Diante da seleção francesa na semifinal, um cenário diferente, saindo atrás no placar logo com 1o minutos de jogo os espanhóis contaram com a individualidade e genialidade de um moleque de 17 anos, Yamal empatou e iniciou a jogada para o gol da virada de Dani Olmo. Resultado? Espanha na final da Euro.
O duelo na final seria contra a estrelada Inglaterra que havia chegado na decisão aos trancos e barrancos, mas por conta das individualidades de seus craques tinha sobrevivido aos duelos de mata-mata. Um primeiro tempo sem muitas emoções, a Espanha tinha a bola enquanto a Inglaterra se defendia e apostava em contra-ataques. Todas as emoções ficaram para a segunda etapa, logo aos 2 minutos Nico Williams recebeu belíssimo passe de Yamal e abriu o placar em Berlim.
Foto: UEFA Euro 2024/Descrição: Mikel Oyarzabal marca o gol de desempate aos 41 minutos do 2° tempo após cruzamento de Cucurella.
A Espanha continuou controlando a posse e por pouco não aumentou, aos 10 minutos o mesmo Williams chutou da meia lua a direita do gol de Pickford. Cabia a Gareth Southghate equilibrar a partida e pressionar a Espanha no campo de defesa, Watkins e Palmer entraram no lugar de Mainoo e Kane e melhoraram o jogo inglês. Com 28 do segundo tempo, Bellingham recebeu na entrada da área e ajeitou para Cole Palmer empatar a decisão. O empate durou apenas 13 minutos pois aos 41 do segundo tempo, Oyarzabal tabelou com Cucurella e mandou no contrapé do goleirão inglês. A Inglaterra ainda tentou levar o jogo para a prorrogação mas Dani Olmo tirou uma cabeçada de Rice em cima da linha. Com isso, o sonho inglês de finalmente ganhar a Euro ficou pelo caminho e a Espanha tornou-se de forma histórica, a primeira seleção 4 vezes campeã da Euro.
Um título que coroa o ótimo início de trabalho feito por de la Fuente e alavanca essa forte geração a quem sabe, iniciar a Copa do Mundo de 2026 como uma das seleções a serem batidas.