Nas últimas 28 edições do Campeonato Cearense Fortaleza e Ceará alternaram conquistas. O Ferroviário foi o último clube a levantar a taça de campeão, em 1995. De lá para cá apenas duas equipes escrevem a história do estadual com final campeão.
Em 2024, Leão e Vovô decidem novamente o título cearense, reforçando o apelido de “Manjadinho”. Esta é a 6ª vez, das últimas 7 edições que a dupla chega a final. Desde 1996, o Fortaleza conquistou 16 taças, e o Ceará 12, um recorte que expõe a disparidade técnica entre as duas equipes e as demais, mas também enfatiza um aspecto restritivo quando comparado aos 27 estaduais pelo país, onde a alternância não se limita a apenas dois clubes. O Cearense é o único estadual do país que não possui, por exemplo, um campeão do interior.

Foto: Mateus Lotif / FEC
Vale ressaltar que após cinco anos seguidos conquistando o “Manjadinho”, o Tricolor do Pici busca o hexacampeonato inédito nesta edição de número 110, da competição. Enquanto o Alvinegro sonha em levantar a taça, fato que não acontece desde 2018.
As finais de 2024 serão nos dias 30 de março e 6 de abril, ambos no sábado, às 16h40, na Arena Castelão. Mas antes ainda haverá um Clássico-Rei na próxima quarta-feira (20), às 21h30min, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste.